terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fortes e Fracos

Muitas opiniões são referidas em relaÇão à competitividade e qualidade do futebol português. Como não poderia deixar de ser, também tenho direito à minha opinião e por isso cá vai ela.
Após algumas goleadas que se verificaram até agora na nossa Liga Sagres, muita gente veio dizer que a qualidade das equipas goleadas era muito pequena, que o nosso campeonato não devia de ter equipas assim. Houve até quem dissesse que essas equipas não eram dignas de jogar a este nível competitivo.
Ora bem, o facto de haver goleadas não creio que seja assim tão anormal num campeonato profissional de futebol como o nosso. Se as há noutros campeonatos mais "prestigiados" por assim dizer por que não no nosso? Por exemplo, na Premier League, para muitos a melhor liga do mundo (para mim também já agora), nesta temporada. Everton 1-Arsenal 6. Arsenal 4-Wigan 0. Wigan 0-Man.United 5. Liverpool 4-Burnley 0. Para dar alguns exemplos. E poderia dar exemplos doutras ligas também.
Ora isto significa que as equipas goleadas são fracas? Na minha opinião não. Vamos lá ver! Um resultado de um jogo depende de muitos factores, imprevisíveis, que podem condicionar o equilíbrio entre duas formaÇões.
Pode-se na minha opinião é referir os objectivos de cada equipa e o poderio que cada uma tem. É óbvio que existem diferenÇas de qualidade entre equipas! Por exemplo, é claro para todos que um Barcelona é muito superior a um Almería ou no nosso caso comparar um Benfica ou FC Porto a um V.Setúbal ou Leixões. Mas isso não quer dizer que as equipas sejam fracas. Apenas perseguem outros objectivos e não tem a capacidade desporitva, financeira, etc para igualar os "gigantes".
Agora desvalorizar as vitórias obtidas pelas equipas "maiores" com o argumento que as equipas "pequenas" são muito fracas não me parece razoável.

Sem comentários:

Enviar um comentário